Primeiro Malhete

Imprimir
Categoria: Destaque Publicado em Sábado, 21 Setembro 2013

Novos Veneráveis Mestres foram instalados e empossados, assumindo o Primeiro Malhete das Lojas que os elegeram em maio próximo passado, depositando neles a confiança da realização de profícuos trabalhos e plena dedicação para o fortalecimento e projeção de suas respectivas Lojas.

É preciso muita determinação e perseverança para o fiel cumprimento do compromisso declarado sem o que, dificilmente, alcançarão o êxito tão esperado e almejado pelos Irmãos que anseiam por uma gestão profícua, com reais benefícios pessoais para o aprimoramento individual e consequente projeção da Loja,  por possuir maçons capacitados e divulgadores da doutrina maçônica.

Para alguns, o exercício do mandato de Venerável pode parecer algo fácil e meramente administrativo, mas, efetivamente, reveste-se de uma considerável complexidade, tanto em termos de conhecimentos maçônicos propriamente ditos, como pelo trato com situações que envolvam assuntos de ordem administrativa interna, relações humanas, interação com outras Lojas e os mais diversos desafios.

A serenidade na condução das matérias afetas à Loja é imprescindível, a tolerância é indispensável, a dedicação deverá ser plena e despida de qualquer outro sentimento que não seja o de fraternidade e o espírito de liderança deve prevalecer em qualquer que seja a situação, ficando sempre evidenciada a autêntica liderança sob a égide dos elevados princípios maçônicos.

Saber liderar é ter em mente o espírito de EQUIPE, tudo fazendo para contar com o máximo de colaboradores em determinado projeto; deve ser sempre evitado a prevalência do indesejado  espírito de “EUQUIPE”,  que às vezes se manifesta em alguns Veneráveis que se julgam os donos da Loja, exigindo e impondo sua vontade, esquecendo-se de que o desejo da coletividade deve suplantar a vontade da individualidade.

É sempre bom lembrar que projetos e objetivos de ordem coletiva envolvendo todos, tornam-se  fruto da deliberação democrática dos obreiros, cujos resultados rendem bons frutos à Loja e, curiosa e costumeiramente, observa-se que a desarmonia existe em Loja sem projeto ou sem objetivo.

A todos que assumiram o cargo de Venerável Mestre desejo que a gestão seja coroada de pleno sucesso e que a paz, a harmonia e a concórdia estejam sempre presentes em suas atividades e aproveitando o ensejo, envio-lhes meu especial TFA.

13.07.2012

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Acessos: 4251

 

Caros IIr.'.

Pensamento maçônico internacional, onde diz: - para se unirem basta seguir os rituais centenários da maçonaria e serem verdadeiros maçons.
A Maçonaria somos nós, e ela somente será grande se nós formos pessoalmente grandes. Não esperamos encontrar na maçonaria o que não encontramos dentro de nós mesmos. Nada poderá ser maior do que a soma da grandeza de seus componentes.
(Extraído do livro: Antologia Maçônica de Ambrósio Peters)

Online

Temos 9 visitantes e Nenhum membro online