Meu Venerável Mestre vos saúda por 3 vezes 3...

Imprimir
Categoria: Você Sabia ? Publicado em Sábado, 25 Novembro 2017

O que vou transcrever a seguir, foi-me esclarecido pelo Soberano Marcos José da Silva, GOB, em viagem maçônica no ano passado.
Eu sempre ficava curioso quando Maçons visitantes em minha Loja, normalmente Mestres, se levantavam e ficando à Ordem, diziam, seguindo a Ritualística:
“Venerável Mestre, sou da A.R.L.S “YYYY” e meu Venerável Mestre vos saúda por três vezes três.......”.
E continuava seu monólogo, cumprimentando, convidando, etc.

E, como disse acima, em conversa com o Soberano, me foi explicado:
“É muito simples. O Aprendiz é saudado por três vezes. O Companheiro por cinco vezes. O Mestre por sete vezes. E o Mestre Instalado, quando saudado por outro Mestre Instalado, o número de saudações é nove! Ou seja, três vezes três”.

Eu nunca encontrei essa explicação em nenhum livro (o que não significa nada, pois não tenho nem um terço dos livros que desejaria ter). Como bom Maçom, retransmiti a mesma para diversos Maçons. Muitos a retransmitiram do mesmo modo, indicando a origem e a fonte.
Outros, verdadeiros donos da Verdade, a retransmitiram como se fossem deles a descoberta do significado do ...por 3 vezes 3....
Vaidade....tudo é vaidade! Ou, melhor, “Malandragem....tudo é malandragem”

Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

Acessos: 30

 

Caros IIr.'.

Pensamento maçônico internacional, onde diz: - para se unirem basta seguir os rituais centenários da maçonaria e serem verdadeiros maçons.
A Maçonaria somos nós, e ela somente será grande se nós formos pessoalmente grandes. Não esperamos encontrar na maçonaria o que não encontramos dentro de nós mesmos. Nada poderá ser maior do que a soma da grandeza de seus componentes.
(Extraído do livro: Antologia Maçônica de Ambrósio Peters)

Online

Temos 11 visitantes e Nenhum membro online