A Coberto

Imprimir
Categoria: Você Sabia ? Publicado em Domingo, 03 Novembro 2013

Quando o V.:M.: pergunta ao seu 1º Vig.: Qual o seu primeiro dever em Lj.: , ele responde - "verificar se o Templo esta coberto!"
Mais propriamente: "estar à coberto", significa estar protegido.


Quando a porta do Templo é fechada, significa que os trabalhos estão à coberto; no entanto, outro significado mais esotérico traduz o termo. No Rito Escocês Antigo e Aceito, o que está, em maior uso entre nós, o verificar se o Templo está à coberto, cabe ao Primeiro Vigilante, sendo esse um dos seus dois deveres.  O Vigilante determina ao Guarda do Templo que faça a verificação e esse, maneja a porta, cerra o ferrolho e anuncia a devida cobertura.


"Estar à, Coberto", significa que o Grande Arquiteto do Universo, Deus, está presente e só Ele será a proteção.


Para verificar se na realidade há essa cobertura, o Primeiro Vigilante deve possuir a "sensibilidade" apropriada espiritual para "sentir" essa Presença.


Um documento, uma jóia, uma alfaia, também podem "estar à coberto", com o significado de que estão em segurança. Todo maçom, dentro do Templo, se encantam a coberto pois nenhuma presença estranha deve ser notada; isso não significa a prática de um sigilo absoluto, mas a proteção contra toda força negativa.

Ao penetrar no Templo, os IIr.: devem cobrir-se com a auréola espiritual no sentido de estabelecer um ambiente propício e favorável ao desenvolvimento místico dos trabalhos.

Acessos: 3282

 

Caros IIr.'.

Pensamento maçônico internacional, onde diz: - para se unirem basta seguir os rituais centenários da maçonaria e serem verdadeiros maçons.
A Maçonaria somos nós, e ela somente será grande se nós formos pessoalmente grandes. Não esperamos encontrar na maçonaria o que não encontramos dentro de nós mesmos. Nada poderá ser maior do que a soma da grandeza de seus componentes.
(Extraído do livro: Antologia Maçônica de Ambrósio Peters)

Online

Temos 73 visitantes e Nenhum membro online