Católico

Imprimir
Categoria: Você Sabia ? Publicado em Sábado, 22 Agosto 2015

A palavra Católico deriva da raiz grega “katholikos” que por sua vez é a união da raiz grega “kata” significando sobre e da raiz grega “hokos” significando completo, todo, inteiro. Desse modo, “católico” tem o significado de através do todo, sobre o todo, ou UNIVERSAL.

Segundo o dicionário Caldas Aulete, temos: aquilo que é universal, que congrega ou pretende congregar toda a humanidade. Pelo fato da Igreja Cristã ter congregado os cristãos do mundo todo, é dita Igreja Católica Romana. É católica porque Cristo a enviou em missão a todos os povos do mundo (missão desempenhada principalmente pela Ordem dos Jesuítas). Ide, pois, e ensinai a todas as nações (Marcos 28,19). Segundo essa Igreja, todos os homens do mundo são chamados a fazer parte do povo de Deus. A missão do cristão é tornar o Reino conhecido por todo o mundo, cumprindo, assim, a vontade de Deus.

Obviamente, o termo pode ser usado por qualquer outra igreja, desde que seja universal.

Pode ter o significado, também, de: correto, adequado, que segue as normas ou os costumes aceitos. Que tem bom aspecto, que está conforme o desejado ou o esperado.

O filósofo grego Aristóteles empregava essa palavra com o sentido exposto acima.

Com a expansão da Igreja Católica Romana, muitos autores cristãos usaram as expressões “ressurreição católica”, “bondade católica de Deus”, etc.

M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto

Acessos: 973

 

Caros IIr.'.

Pensamento maçônico internacional, onde diz: - para se unirem basta seguir os rituais centenários da maçonaria e serem verdadeiros maçons.
A Maçonaria somos nós, e ela somente será grande se nós formos pessoalmente grandes. Não esperamos encontrar na maçonaria o que não encontramos dentro de nós mesmos. Nada poderá ser maior do que a soma da grandeza de seus componentes.
(Extraído do livro: Antologia Maçônica de Ambrósio Peters)

Online

Temos 107 visitantes e Nenhum membro online