Decano

Imprimir
Categoria: Você Sabia ? Publicado em Quarta, 20 Dezembro 2017

É muito comum a gente ouvir, em Loja, frases com o termo “Decano”;....esta cadeira está reservada ao nosso decano.........ou....com a palavra o decano de nossa Loja., etc.
Como muitos Aprendizes/Companheiros, na Maçonaria, não sabem o que é, quem é, e como é determinado o “Decano”, fui pesquisar no Grande Dicionário Enciclopédico, do Mestre Nicola Aslam.
Lá consta, na página 301, o que segue abaixo:
“ Decano – chama-se assim o Maçom que, nas Oficinas maçônicas, reúne maior antiguidade na Ordem, desde a data de sua Iniciação.
Entre os Irmãos iniciados no mesmo dia, o Decano é aquele que possui maior Grau Maçônico. Sendo do mesmo Grau, é aquele que conta no mesmo mais tempo, e se ainda forem iguais nisto, será Decano, maçonicamente, aquele que tenha desempenhado mais cargos nas Lojas e nas Oficinas.
Se nem assim for possível resolver-se o decanato, este será outorgado ao Maçom que, em igualdade de condições maçônicas, tenha maior idade civil”

Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

Acessos: 226

 

Caros IIr.'.

Pensamento maçônico internacional, onde diz: - para se unirem basta seguir os rituais centenários da maçonaria e serem verdadeiros maçons.
A Maçonaria somos nós, e ela somente será grande se nós formos pessoalmente grandes. Não esperamos encontrar na maçonaria o que não encontramos dentro de nós mesmos. Nada poderá ser maior do que a soma da grandeza de seus componentes.
(Extraído do livro: Antologia Maçônica de Ambrósio Peters)

Online

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online