O significado de “loja” na Idade Média.

Imprimir
Categoria: Você Sabia ? Publicado em Segunda, 26 Agosto 2013

Conforme explicação no artigo escrito “Irmãos na Idade Média” do Irmão N.B.Spencer, da Nova Zelandia, 1944, temos que:

“os Maçons da Idade Média, usavam a Loja como um local de trabalho, reservado aos olhares de curiosos. A pedra não trabalhada, disforme, era trazida das pedreiras e era trabalhada, conformada e colocada no esquadro, dentro dessa área coberta, chamada de “Loja”. Essa Loja era colocada, evidentemente, ao longo das grandes construções e podia ter janelas somente em tres dos seus lados”.

Na antiga Maçonaria Especulativa já era comum serem feitas as perguntas:
- quantas Luzes Fixas há na Loja? “Três” é a resposta.
- Para que são usadas?   “Para ser a fonte de luz aos homens e iluminar o seu trabalho” é a outra resposta.
Desse modo, o Venerável Mestre e os dois Vigilantes, que fazem o trabalho que exige maior habilidade, devem estar sentados abaixo das janelas no Leste, Sul e Oeste, e os Aprendizes que fazem trabalhos mais simples, não necessitam da mesma quantidade de luz, se sentam ao Norte, onde não há janela.

M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto

Acessos: 3073

 

Caros IIr.'.

Pensamento maçônico internacional, onde diz: - para se unirem basta seguir os rituais centenários da maçonaria e serem verdadeiros maçons.
A Maçonaria somos nós, e ela somente será grande se nós formos pessoalmente grandes. Não esperamos encontrar na maçonaria o que não encontramos dentro de nós mesmos. Nada poderá ser maior do que a soma da grandeza de seus componentes.
(Extraído do livro: Antologia Maçônica de Ambrósio Peters)

Online

Temos 17 visitantes e Nenhum membro online