A Ordem Maçônica

Imprimir
Categoria: Você Sabia ? Publicado em Segunda, 26 Agosto 2013

O termo “ORDEM”, nas línguas de origem latina, como o francês e o português, define-se como sendo a designação da Franco-maçonaria Universal. O termo inglês equivalente é “CRAFT”, com o significado mais de corporação, de ofício, no sentido das Guildas (A História Resumida da Franco-maçonaria de Louis Lartigue).

As expressões “Ordem dos franco-maçons” e “Ordem Maçônica” remontam à própria introdução da Arte Real na França, e sublinham o caráter aristocrático que ela logo assumiu. Teria desagradado aos grandes senhores da Corte de Luiz XV traduzir Craft por “corporação”, expressão honorável, porém plebeia, enquanto que o termo Ordem poderia referir-se tanto a Ordem Real, ou as Ordens Religiosas, etc.

Observe-se, a titulo de curiosidade, que foi nessa época que se instituiu nas Lojas Francesas o costume do porte da espada, privilégio nobre, e por esta razão muito utilizado na Loja pelos plebeus (Alec Mellor).

Esse mesmo termo (colocar-se na ordem), porém escrito com “o” minúsculo é usado na Maçonaria, com o significado de efetuar o sinal simbólico do grau no qual trabalha a Loja.

Existem ligeiras diferenças entre os diversos sinais de Rito para Rito, inclusive, nos sinais de ordem.

Ritualmente, o sinal de ordem só deve ser dado em duas condições:

  • - em Loja.
  • - no telhamento.

M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto

CIM 196017

 

Acessos: 2813

 

Caros IIr.'.

Pensamento maçônico internacional, onde diz: - para se unirem basta seguir os rituais centenários da maçonaria e serem verdadeiros maçons.
A Maçonaria somos nós, e ela somente será grande se nós formos pessoalmente grandes. Não esperamos encontrar na maçonaria o que não encontramos dentro de nós mesmos. Nada poderá ser maior do que a soma da grandeza de seus componentes.
(Extraído do livro: Antologia Maçônica de Ambrósio Peters)

Online

Temos 7 visitantes e Nenhum membro online